Conectado por

Nacional

Exposição Nacional Cavalo Mangalarga Marchador deve reunir 220 mil em BH

Entre esta segunda-feira (18) e o próximo dia 30, o Parque de Exposições da Gameleira, próximo ao Expominas, região Oeste de Belo Horizonte, recebe a 39ª edição da Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador. Promovido pela Associação Brasileira de Criadores da raça (ABCCMM), o evento deve reunir 220 mil pessoas e tem 1.606 animais expostos. É a primeira edição da feira desde 2019, que não foi realizada entre 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Cristiana Gutierrez, diretora-presidente da associação, afirma que a exposição é o segundo maior evento realizado anualmente na capital, atrás apenas do Carnaval. “Temos 561 expositores do brasil inteiro e movimentamos uma grande parte da cadeia produtiva. É um mundo que gira em torno do cavalo. [O evento] é o momento que temos condição de ver os trabalhos de outros criadores, de trocar de experiências, de aprendizado. Estamos prontos para receber não apenas criadores, mas amantes do cavalo e de quem quiser conhecer mais”, pontua.

A raça Mangalarga Marchador é originária do Sul de Minas e existe há mais de 200 anos. Conforme a ABCCMM, há 687.157 mil animais registrados no Brasil. O Estado reúne 282.063 exemplares, maior quantidade do país. Em seguida, estão o Rio de Janeiro, com 105.759 cavalos, e a Bahia, com 82.090. “O cavalo é um braço importante da cadeia produtiva do agronegócio. A equideocultura movimenta R$ 16,5 bilhões anualmente no Brasil, e o Mangalarga é parte importante do mercado”, completa Cristina. São 3,2 milhões de empregos na área.

Em nota, a associação informa que o evento “oferece opções para toda família, com os espaços gastronômico onde terão restaurantes, espaço kids e fazendinha, além de vários serviços, como farmácia, barbearia, salão de beleza, joalheria, banco 24h, entre outros”. A renda levantada pelo espaço kids e a fazendinha será destinada à entidade “Marchadores Pela Vida” (MPV), que é a instituição “oficial da raça Mangalarga Marchador” no Brasil. 

“São 89 mil pessoas beneficiadas pelo projeto, que contempla várias ações, como entrega de cestas básicas, suplemento alimentar, remédios, custeio de exames e de transporte, entre outras iniciativas, que somam investimentos de R$ 7,7 milhões”, acrescenta o texto.

SERVIÇO: 
39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador 
Data: 18 a 30 de julho de 2022
Local: Parque de Exposições da Gameleira – Av. Amazonas, nº 6020 / Belo Horizonte (MG) CEP: 30.510-000
Serviço com valores de entrada: nacionalmarchador.com.br

Mais informações:
Hotsite Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador: http://abccmm.org.br/projeto/nacional2022
Canal oficial da ABCCMM no Youtube: 
https://www.youtube.com/c/ABCCMMOficial
Instagram: @abccmmoficial
Twitter: @abccmm
Patrocínio Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. 

Fonte: O tempo

Mais notícias