Conectado por

DJ90

Geral

Epicentro da epidemia de coronavírus no Brasil, São Paulo tem 60% dos leitos ocupados

Publicado por

em

Segundo o prefeito Bruno Covas, praticamente 6 de cada 10 leitos de UTI já estão ocupados em São Paulo. A cidade conta, até agora, com 378 leitos para pacientes graves de coronavírus, sendo que 56% já estão sendo usados.

 

A ocupação dos leitos de enfermaria chegou a 60%. São 1.688 leitos para atender pacientes de média e baixa complexidade, tanto nos hospitais municipais quanto nos hospitais de campanha.

 

A promessa da prefeitura é entregar até o final do mês mais 583 leitos de UTI e outros 1.474 leitos de enfermaria. Segundo o Ministério da Saúde, o país ainda está longe de chegar ao pico da epidemia, previsto para acontecer entre maio e junho.

 

Por outro lado, voltou a crescer o índice de isolamento social. Segundo o sistema de monitoramento, nesse domingo, 59% das pessoas ficaram em casa. Na semana passada, o índice chegou a 47%. Mas o número ainda está longe do ideal. Segundo o coordenador do centro de contigência para coronavírus, David Uip, o índice de isolamento precisa chegar a 70%. Ele comemorou o aumento, mas lembrou que a situação continua grave.

 

A partir dessa terça-feira (14), fiscais da Vigilância Sanitária vão fazer patrulhas educativas em comércios e serviços que estão descumprindo a quarentena. Policiais militares vão acompanhar o trabalho dos fiscais. Os estabelecimentos que estiverem abertos vão receber uma advertência e os que se recusarem a fechar serão interditados.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o país ainda está longe de alcançar o pico da epidemia, previsto para acontecer de maio a junho.

Fonte: Ag. Brasil