Conectado por



Geral

Empresas Simples de Crédito oferecem empréstimos para negócios locais


Compartilhe:

Publicado por

em

Você já ouviu falar em ESC, Empresa Simples de Crédito? Essa modalidade empresarial foi criada em 2019 e consiste no empréstimo de recursos para donos de pequenos negócios em todo o país.

Quem abre uma ESC pode emprestar dinheiro para pequenos empresários, inclusive MEIs, de forma legalizada e simplificada. Em contrapartida, quem precisa de crédito para investir no próprio negócio pode encontrar nas Empresas Simples de Crédito uma opção rápida e menos burocrática do que as instituições financeiras tradicionais.

Outra vantagem das ESCs é que elas tendem a atuar em nível local, com uma proximidade maior dos clientes, ou seja, dos pequenos negócios que precisam de um empréstimo. Quem explica é Giovani Beviláqua, coordenador de Acesso ao Crédito e Investimentos do Sebrae Nacional.

As regras para a abertura de uma Empresa Simples de Crédito estão definidas na Lei Complementar 167 de 2019. Ela determina, por exemplo, que essa modalidade empresarial deve ter uma receita bruta anual de no máximo R$ 4,8 milhões. Além disso, as ESCs devem ter como única fonte de lucro os juros referentes aos contratos de empréstimo com os clientes.

Atualmente, o Brasil possui 869 Empresas Simples de Crédito em atividade, totalizando cerca de R$ 663 milhões em capital para empréstimos a pequenos negócios. A maioria das ESCs está na região Sudeste, que conta com 389 empresas.

Quem deseja abrir uma Empresa Simples de Crédito pode realizar os procedimentos no site redesim.gov.br. Além disso, o Sebrae dispõe de um serviço de consultoria especializada e gratuita para quem tiver interesse em iniciar esse tipo de negócio.

Economia Brasília 24/07/2022 – 11:46 Bianca Paiva – GT Passos Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Empréstimos negócios pequenos ESC domingo, 24 Julho, 2022 – 11:46 153:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: