Conectado por



Vídeos

E tem mais: Conta de luz: os fatores que afetam o custo da energia e as bandeiras tarifárias


Compartilhe:

Publicado por

em

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos fatores que influenciam o custo da energia no Brasil e a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de reajustar o valor das bandeiras tarifárias da conta de luz.

A partir de julho, a taxa cobrada de forma adicional quando o país enfrenta dificuldades na geração de energia terá um aumento de 59,5% para a bandeira amarela, 63,7% para a vermelha patamar 1 e 3,2% para a vermelha patamar 2. O sistema foi criado em 2015, para custear o uso de usinas térmicas, mais caras, durante um período de estiagem prolongada.

De acordo com a Aneel, como os reservatórios das hidrelétricas se encontram em níveis elevados, a expectativa é de que a tarifa extra não seja cobrada nos próximos meses. Mas os custos da energia no país também sofrem a pressão da inflação e da alta dos combustíveis. Em São Paulo, a agência aprovou um reajuste anual médio de 12% na conta de luz.

Para descrever o cenário da geração de energia no Brasil e as expectativas sobre os rumos dos preços da conta de luz, participam deste episódio o presidente da Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres), Paulo Pedrosa, e o gerente de energia da consultoria EY Brasil, Evandro Romanini. #CNNBrasil

Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube.

ACOMPANHE A CNN BRASIL TAMBÉM NAS OUTRAS PLATAFORMAS:
Podcasts: https://www.cnnbrasil.com.br/podcasts/
Newsletters: https://newsletter.cnnbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/cnnbrasil
Twitter: https://www.twitter.com/cnnbrasil
Instagram: https://www.instagram.com/cnnbrasil

Fonte: CNN Brasil – Youtube

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: