Conectado por



Nacional

Defensoria pede divulgação diária de dado integral sobre Covid até 19h


Compartilhe:

Publicado por

em

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou, neste sábado (6), com um pedido de liminar no plantão da Justiça Federal de São Paulo para obrigar o Ministério da Saúde a divulgar atualizações diárias e integrais do avanço dos casos e mortes de Covid-19 no país. A DPU pede ainda que a pasta adicione novamente ao Painel Coronavírus os dados apagados na sexta-feira (5).

O defensor João Paulo Dorini afirma que é dever do poder público informar correta e adequadamente à população todos os atos adotados no combate à disseminação da doença no Brasil.

“Não pode qualquer chefe do poder executivo, federal, estadual ou municipal, escolher ou não tomar providências de enfrentamento ao coronavírus. Isto é um dever do administrador público. Do mesmo modo que é um dever informar correta e adequadamente à população não só sobre as medidas que as pessoas devem adotar para evitar sua contaminação e a dos demais, mas também todos os atos adotados pelo poder público no combate à disseminação da doença”, diz o pedido da DPU.

 

Portal

Depois de retirar do ar por um dia o site que mantinha sobre informações detalhadas a respeito a Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou a página na internet com informações básicas. O site https://covid.saude.gov.br/ traz apenas as informações sobre os casos de pessoas recuperadas da doença, os casos de novas contaminações e os óbitos.

Todas as demais informações históricas da doença no país foram omitidas da população.

Na página, o governo informa que “o processo de atualização dos dados sobre casos e óbitos confirmados por covid-19 no Brasil é realizado diariamente pelo Ministério da Saúde através das informações oficiais repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde das 27 Unidades Federativas brasileiras” e que esses “dados fornecidos pelos Estados são consolidados e disponibilizados publicamente todos os dias, em torno das 19h”.

Mas não é isso que vem acontecendo. O Ministério da Saúde passou a divulgar os dados por volta das 22h no últimos dias. A medida vem sendo criticada por especialistas por se tratar de uma ação do governo para minimizar os efeitos da pandemia no Brasil.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: