Conectado por



Geral

Cresce número de pessoas com anticorpos contra a Covid-19 no RJ


Compartilhe:

Publicado por

em

 

Uma pesquisa inédita do Hemorio, Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro, aponta um aumento no número de doadores que desenvolveram anticorpos contra a Covid19. Vinte e oito por cento dos doadores de sangue que estiveram no instituto nas últimas duas semanas já desenvolveram anticorpos contra a infecção. Nas primeiras semanas de abril, a taxa era de apenas 4%. A pesquisa  foi realizada em parceria  com pesquisadores da Secretaria Estadual de Saúde, UERJ, Universidade do Estado, UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fiocruz.

 

O diretor do Instituto, Luiz Amorim, afirma que o resultado surpreendeu, mas alerta que não necessariamente ele retrata a situação de contaminados no estado.

 

“A gente precisa lembrar que é uma pesquisa que ainda está em andamento e a nossa população de doadores não é idêntica à população do Rio de Janeiro, por exemplo, nosso público é formado por pessoas mais jovens”.

 

Ainda segundo o diretor do Hemorio, as testagens são aleatórias, feitas em alguns dias da semana. Os resultados preliminares contaram com exames de 7.286 doadores e o estudo continua sendo realizado. A expectativa é que, até o final de julho, mais 3 mil pessoas participem da pesquisa.

 

O Hemorio esclareceu que o coronavírus não é transmissível pelo sangue e que, portanto, as transfusões são seguras. A instituição esclarece ainda que as transfusões não imunizam os receptores contra a Covid-19.

 

O Hemocentro também está conduzido uma pesquisa externa com  o uso de plasma,  a parte  líquida do sangue, com anticorpos do coronavírus,  que está sendo testado em pacientes graves da doença.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: