Conectado por



Geral

Covid: Fiocruz aponta que vacinação é marcada por desigualdade social


Compartilhe:

Publicado por

em

Um levantamento do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, aponta que a campanha de vacinação contra o coronavírus vem sendo marcada no pais por desigualdades sociais. O estudo, feito por pesquisadores do painel Monitora Covid-19, mostra que nos municípios com menor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, as taxas de vacinação são mais baixas.

Os pesquisadores observaram uma queda de quase 20% na cobertura da primeira e segunda doses, de acordo com o nível de desenvolvimento dos municípios. Enquanto aqueles com IDH muito alto apresentavam percentual de imunização  de cerca de 80% para  a primeira dose e 70% para a segunda, no grupo de municípios que estão na lista de Índice de Desenvolvimento Humano baixo, esse percentual era de 60% e 50%.

Já em relação à dose de reforço, os municípios com maior nível de desenvolvimento tinham cerca de 10% da população imunizada, enquanto o grupo com IDH baixo esse percentual era de apenas 2,5%. O pesquisador do painel MonitoraCovid-19, Diego Xavier, afirma que o cenário é de alerta para a ocorrência de novos surtos da doença.

As desigualdades no processo de imunização foram observadas também pelo aspecto geográfico no estudo. As regiões Sul e Sudeste apresentaram elevado percentual da população imunizada, enquanto áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste registraram bolsões com baixa imunização.

É preocupante. ainda de acordo com o estudo, a situação das áreas de fronteira, consideradas vulneráveis para a entrada de novas variantes do coronavírus e espalhamento da covid-19 para todo o país.  

Além da acelerar a campanha vacinal, os especialistas da Fiocruz reforçaram no estudo a importância das medidas de prevenção, como o uso de máscaras de qualidade e evitar aglomerações.

O estudo observou o comportamento da pandemia nos últimos dois anos,

Saúde Rio de Janeiro 23/12/2021 – 19:02 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional vacinação contra covid-19 quinta-feira, 23 Dezembro, 2021 – 19:02 2:49

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: