Conectado por



Geral

Ciclos de debates reúnem pesquisadores para debater o carnaval carioca


Compartilhe:

Publicado por

em

Em 1987, a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel levou à avenida o enredo “Tupinicópolis”, criado pelo carnavalesco Fernando Pinto. Ele imaginava uma metrópole indígena futurista, uma “ficção científica tupiniquim” com uma “lendária cidade indígena do terceiro milênio”.

Os conceitos apresentados neste enredo inspiram o Ciclo de debates “Tupinicópolis é aqui?”, que reúne pesquisadores, artistas visuais e profissionais ligados ao Carnaval a refletirem sobre a folia carioca. Tudo online e gratuito. Uma das curadoras do projeto, a Clarissa Diniz, fala sobre o objetivo do seminário e das relações entre a Academia e o Carnaval.

Os encontros acontecem de forma online e gratuita para todo o Brasil, sempre às segundas-feiras, a cada 15 dias. O próximo debate será nesta segunda-feira, 1º de agosto, com o tema “Tropicalismo e cultura marginal”; com participações de Fred Coelho, Beatriz Milhazes e Jack Vasconcelos e mediação de Leonardo Antan. Além deste, haverá mais três encontros: nos dias 15 e 29 de agosto e no dia 12 de setembro. Para participar, é só acessar o canal Carnavalize, no youtube.

O Arte Clube é um programa da Rádio MEC que faz uma cobertura do mundo das artes, lançamentos literários e estreias nos palcos, nas galerias e nas telas. Apresentação e edição de Jansem Campos e produção de David Isidoro.

 

Cultura Rio de Janeiro 30/07/2022 – 14:53 30/07/2022 – 11:30 Jansem Campos – Apresentador da Rádio MEC Carnaval Carioca ciclo de debates sábado, 30 Julho, 2022 – 11:30 7:08

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: