Conectado por



Geral

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro


Compartilhe:

Publicado por

em

A Rádio Sociedade foi a primeira rádio do Brasil, e não a primeira transmissão de rádio.

A primeira transmissão ocorreu na exposição do centenário em 1922.

No ano seguinte, em abril, é fundada a emissora pelo Roquette Pinto junto com vários intelectuais da Academia Brasileira de Ciências.

A programação dessa emissora pioneira tinha como norte a ampliação ao acesso à produção cultural e intelectual compartilhada nas instituições, academias e teatros da capital do país.

A emissora pioneira desbravou caminhos técnicos e formais do nascente meio de comunicação, transmitindo uma grande variedade de programas: de notícias à histórias para crianças; palestras científicas e aulas de línguas; música de concerto, música regional e  literatura.

Desbravou caminhos, contribuindo para o surgimento de talentos do rádio e também de  outras emissoras.

Após 13 anos de serviços prestados, seu canal, equipamentos e equipe foram doados ao então Ministério da Educação e Saúde. Sendo conhecida, desde então, como Rádio MEC.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil

100 anos rádio no Brasil – Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Cultura Rio de Janeiro 04/06/2022 – 11:01 Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves Rádio MEC 100 anos rádio no Brasil Rádio Sociedade do Rio de Janeiro sábado, 4 Junho, 2022 – 11:01 488:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: