Conectado por



Nacional

Bolsonaro diz a apoiadores que ‘dar boa vida’ a cidadãos é pedir escravidão


Compartilhe:

Publicado por

em

Numa sequência de críticas às recentes eleições na América Latina que trouxeram governos de esquerda ao poder, com destaque para o Chile, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, sem citar nomes, candidatos que propõem soluções para as crises que o Brasil enfrenta.

“Não basta estar bem na economia. Se o pessoal acha que um presidente vai dar boa vida pra vocês, vocês tão pedindo pra viver na escravidão a vida toda”, disse, nesta segunda-feira (1º), em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, residência oficial, registrada no fim da tarde e divulgada por um canal governista do YouTube.

“Nem no casamento é assim, você tem que se virar, senão acaba o casamento. Como é que pode alguém falar que ‘eu vou dar tudo pra vocês, sem trabalhar, sem nada’. Tem que atender os mais humildes ali, que não têm condições, tudo bem”, continuou o presidente.

Apesar do que disse, o governo de Jair Bolsonaro celebrou a aprovação da chamada “PEC dos Benefícios” ou “PEC Kamikaze”, em meados de julho, que abre espaço no orçamento acima da regra do teto de gastos para a criação de benefícios sociais e aumento do pagamento do Auxílio Brasil, de R$ 400 para R$ 600 mensais. A primeira parcela está prevista para este mês e gera na cúpula da campanha de reeleição de Bolsonaro um efeito positivo entre o eleitorado que necessita do benefício.

Antes de fazer esses comentários, Bolsonaro chamou para a conversa um apoiador que identificou como “um chileno”. O chefe do Executivo federal perguntou ao homem se o poder aquisitivo dos chilenos caiu muito após a eleição do governo de esquerda de Gabriel Boric, ao que o homem respondeu que “nem tanto atualmente”, mas que o país enfrenta problemas com narcotráfico.

Bolsonaro então aproveitou para atacar o ex-presidente Lula (PT), que, segundo o presidente, pretende liberar as drogas no Brasil, como foi feito no Uruguai, Estados Unidos, Canadá e países da Europa, embora essa proposta não conste no plano de governo provisório do PT. “O cara defende acabar com a guerra na Ucrânia tomando cerveja com o Putin [presidente russo] e com o Biden [presidente dos Estados Unidos]”, disse ainda referindo-se a Lula. 

Na sequência, o chefe do Executivo federal fez mais críticas a governos do PT, desta vez focando no desemprego durante o último mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: