Conectado por



Geral

Boletim do Ipea mostra resultado negativo na indústria, comércio e serviços em abril


Compartilhe:

Publicado por

em

Boletim  divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta queda de 36% por cento na atividade da indústria, 34% no comércio e 23% no setor de serviços em abril, na comparação com março deste ano.

 

O resultado negativo dos três setores, segundo o boletim, reflete o impacto da implementação das medidas de isolamento social, com a paralisação de atividades produtivas e a queda das demandas interna e externa durante a pandemia.

 

Um dos autores do estudo, o pesquisador Leonardo Mello de Carvalho, destaca que a produção de veículos foi uma das mais impactadas, com  redução de mais  90% de março para abril. O comércio de automóveis também sofreu queda importante de cerca de 50%.

 

Outros segmentos bastante impactados são artigos de informática, eletroeletrônicos, atividades ligadas à hotelaria e à alimentação fora do domicílio. Os serviços de transportes, particularmente o aerovário,  também registram fortes quedas.

 

As exceções no desempenho estimado para abril, segundo o Ipea, devem ficar por conta do comércio associado à venda de alimentos, artigos farmacêuticos e de materiais de construção, atividades permitidas durante a pandemia.

 

Ainda segundo o pesquisador do Ipea, com o decorrer da flexibilização que alguns estados começam a implementar, a expectativa é de melhora. No entanto, ele afirma que  será uma lenta recuperação.

 

O Boletim de Acompanhamento Setorial da Atividade Econômica, que antecipa os números de abril do impacto da Covid-19 nos setores, tem como base as séries divulgadas nas pesquisas mensais do IBGE, além de outros dados. Segundo o Ipea, o documento terá periodicidade mensal.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: