Conectado por



Geral

Boletim da Fiocruz aponta crescimento nos casos de covid em 18 estados


Compartilhe:

Publicado por

em

A mais recente edição do Boletim InfoGripe, divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz, indicou que estados do Norte e Nordeste mantiveram o crescimento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto o Sudeste, Sul e Centro-Oeste registraram interrupção do avanço. A análise do boletim é referente à Semana Epidemiológica 28, que compreende o período entre os dias 10 e 16 de julho.

Dezoito estados apresentaram crescimento no período, incluindo sete dos nove da região Nordeste. Quase todos os estados da região Norte também registraram alta, com exceção do Acre. Completam a lista o Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e Paraná,  Os demais estados e o Distrito Federal apresentam estabilidade ou queda na tendência de longo prazo.

Em todo o Brasil, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foi de 79,3% para covid-19. A maior parte dos estados das regiões Norte e Nordeste aponta para sinais de manutenção de crescimento em ritmo elevado, segundo a Fiocruz.

O boletim destaca que, apesar da desaceleração no ritmo de crescimento de novos casos semanais e a possível formação de estabilidade em estados do Centro-Sul, o cenário ainda é instável e exige cautela. Paraná e Rio Grande do Sul por exemplo, mostram tendência de retomada do crescimento em crianças das faixas de 0 a 11 anos, enquanto os adultos apresentaram o sinal de estabilidade. Os dados por faixa etária apontam que o volume de casos de Covid-19 continua sendo dominante, principalmente na população adulta.

Entre as crianças de 0 a 4 anos, os casos de covid se mantiveram acima do vírus sincicial respiratório nas últimas quatro semanas. 

*Com supervisão de Tâmara Freire

Saúde Rio de Janeiro 20/07/2022 – 21:13 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Lucas Coelho* – estagiário da Rádio Nacional Covid19 quarta-feira, 20 Julho, 2022 – 21:13 1:48

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: