Conectado por



Geral

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos


Compartilhe:

Publicado por

em

O Brasil registra primeiros casos de transmissão local da varíola dos macacos. Os casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar. Quem teve contato com os infectados também passa por monitoramento

O governo do Rio informou que o estado chegou a registrar 21 casos suspeitos, porém 17 já foram descartados e 4 confirmados. Três pessoas são da capital fluminense e uma é da cidade de Maricá.

A transmissão da varíola do macaco acontece por contato próximo das vias respiratórias, lesões de pele, fluidos corporais e objetos contaminados de pessoas infectadas. O período de incubação da doença pode chegar até a 21 dias.

Os sintomas são febre, dores de cabeça, nas costas e nos músculos, cansaço, calafrios e lesões na pele. Não há tratamento específico, porém é recomendado o isolamento do doente até a cicatrização completa das lesões.

Apesar do nome, a varíola dos macacos não é transmitida por esses animais. A nomenclatura foi dada por que o vírus foi identificado pela primeira vez em primatas mantidos em cativeiro.

 

Saúde Rio de Janeiro 24/06/2022 – 18:22 Raquel Mariano / Guilherme Strozi Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional varíola dos macacos Transmissão local sexta-feira, 24 Junho, 2022 – 18:22 101:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: