Nacional
Witzel: não sou fiscal de secretário que se reuniu com empresário preso no Rio
Publicado por
8 meses atrásem
Um dia após a confirmação de que seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, encontrou-se já durante a quarentena com o empresário Mário Peixoto, preso na última quinta-feira (14) sob acusação de fraudar contratos na área da Saúde, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), afirmou nesta terça-feira (19) que não é “fiscal” de secretários nem vai “ficar perguntando” o que cada secretário faz na vida pessoal.
“Eu não sou fiscal da vida pessoal do secretário. Ele é secretário de Desenvolvimento Econômico, ele vai à Firjan, vai à Fecomércio, ele janta com empresários. Se amanhã ou depois qualquer um desses empresários for preso, qual é a responsabilidade que nós temos em relação a isso?”, questionou. “Cada um que responda por seus atos. Eu não vou ficar perguntando se ele frequenta a casa de A, B, C ou D”, afirmou Witzel, durante entrevista coletiva concedida para apresentar o novo secretário de Saúde, Fernando Ferry.
Questionado sobre sua própria ligação com o empresário Mário Peixoto, Witzel afirmou que “não tem ligação nenhuma, trata todos os empresários de forma institucional” e disse que vai processar o autor de uma acusação a respeito de suposta ligação dele com Peixoto.
Questionado sobre a razão de ter revogado, em 23 de março, uma decisão que proibia o Instituto Unir Saúde (organização social que tem Mário Peixoto como sócio oculto) de contratar com o Estado, tomando decisão contrária a dois pareceres jurídicos do próprio governo estadual, Witzel disse que esse tipo de recurso fica sujeito ao livre convencimento do governador. “Fiz como governador o que fiz por 17 anos como juiz. Motivei minhas decisões conforme os ditames constitucionais, o princípio da persuasão racional segundo as provas dos autos”, afirmou.
O secretário Fernando Ferry ocupou o lugar de Edmar Santos, que após várias denúncias de contratos irregulares firmados pela secretaria estadual de Saúde durante sua gestão foi exonerado, mas transferido para outra secretaria, uma pasta extraordinária responsável por auxiliar no combate à Covid-19. Witzel afirmou que a “experiência” adquirida por Santos deveria ser aproveitada pelo Estado, daí tê-lo alocado em outra pasta.
A principal crítica ao governo quanto à pandemia é a demora na conclusão dos hospitais de campanha, pelos quais o Estado já pagou R$ 256,5 milhões à organização social Iabas, que ainda não concluiu nenhuma das unidades – alguns hospitais estão trabalhando parcialmente. Perguntado por uma repórter sobre o mau desempenho dessa organização social, Witzel afirmou que “a sua indignação é a minha indignação”. O governador afirmou que exigiu um cronograma para a entrega dos hospitais e vai cobrar o cumprimento, sob pena de punir a organização social e declará-la inabilitada para novos contratos com o Poder Público. Na quarta-feira a organização social deve apresentar o tal cronograma.
Witzel deixou claro que não pretende restringir as medidas de isolamento no Estado. Segundo ele, lockdown é um termo genérico que indica isolamento, de diferentes graus. “Estamos em lockdown desde 13 de março, quando eu decretei as primeiras medidas restritivas”, afirmou. Agora, segundo ele, cabe aos prefeitos avaliar a situação em seus municípios e ampliar ou não o isolamento.
Fonte: O tempo


Embaixada da China anuncia doação de oxigênio por empresas e associações ao AM
Mais de 450 mil foram vacinados contra a Covid no Brasil, em 12 Estados
Vacinação contra Covid-19 em Manaus continua suspensa após denúncias
Brasil tem 1.096 mortes por Covid-19 em 24h; total de óbitos passa de 215 mil
Butantan libera 900 mil doses da CoronaVac para governo distribuir aos Estados
Influenciadora digital e ex-miss Lauren Adana é presa na zona sul de São Paulo
Dicas para fazer compras mais rápido no supermercado
Ministério da Saúde rebate Pfizer sobre prazo para liberação de uso emergencial
Nota do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça em razão do feminicídio da juíza de Direito Viviane Vieira do Amaral Arronenzi
Gabarito Enem 2020 prova ROSA: veja respostas para as questões do 1º dia

Liberdade de Opinião: Alexandre Garcia analisa impacto da crise nas empresas aéreas

O Grande Debate: Governos deveriam reprimir aglomerações?

Seis motivos para conhecer as TVs QLED da TCL

Galaxy Note 20, novo Galaxy A com 5G e mais: 4 celulares da Samsung
