Conectado por



Geral

Uso de máscaras durante esportes não prejudica respiração, diz estudo


Compartilhe:

Publicado por

em

A comerciante Adrielem Veras tem o costume de treinar pelo menos uma hora por dia na academia. Por causa da pandemia de Covid-19, ela precisa usar a máscara respiratória para se exercitar nesse ambiente. Para Adrielem, a utilização desse item que cobre o nariz e a boca atrapalha o desempenho dela nos treinos.

Apesar do desconforto no uso das máscaras durante a prática de exercícios físicos, essa proteção não interfere significativamente nos padrões de respiração e na fisiologia cardiovascular. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A pesquisa foi realizada com 17 homens e 18 mulheres saudáveis, que realizaram testes físicos em duas etapas: a primeira, utilizando máscaras de tecido de três camadas; e a segunda, sem o item, para fins de comparação.

O estudo mostrou que o uso de máscara não traz qualquer prejuízo ao organismo durante a prática de exercícios físicos. Em atividades leves e moderadas, praticamente não se notou diferença no desempenho dos voluntários. Já em treinos mais pesados, houve uma pequena queda no rendimento.

Para o professor Bruno Gualano, que é o autor do estudo, a utilização da máscara durante os exercícios aumenta a percepção do esforço, por causa do incômodo causado pelo objeto. No entanto, o desempenho dos atletas não se altera. Gualano recomenda que as pessoas utilizem o acessório para poder se exercitar em segurança diante da pandemia de Covid-19.

Após a publicação desse estudo, o próximo passo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é pesquisar os efeitos da máscara durante os exercícios em pessoas com doenças crônicas e obesidade. Esse estudo já está em andamento.

Saúde Brasília 05/01/2022 – 19:19 Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional Máscaras Exercício Físico covid respiração quarta-feira, 5 Janeiro, 2022 – 19:19 2:55

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: