Conectado por



Nacional

Tecnologia já rastreia bagagens do aeroporto ao destino final


Compartilhe:

Publicado por

em

A Azul Linhas Aéreas começou a testar uma ferramenta de rastreio de bagagem, que monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final. Em Cuiabá, onde os testes já foram feitos, os índices de extravio de bagagem vêm diminuindo a cada dia nos voos da empresa que partem ou chegam da capital do Mato Grosso.

A tecnologia funciona com aparelhos semelhantes a smartphones, que são utilizados pelos tripulantes para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada. Com o “traking code”, ou código de rastreamento em português, a mala é rastreada a cada manuseio e o status da bagagem é enviado para um sistema de controle. 

Por meio do aplicativo da Azul, o passageiro recebe notificações sobre três diferentes etapas de movimentação da bagagem: o check-in – não sendo mais necessário a entrega do “canhoto” da etiqueta -, o carregamento na aeronave e a restituição, na esteira de bagagens, no aeroporto de destino final.

“Treinamos mais de mil tripulantes para lidar com essa ferramenta e já enviamos mais de 300 aparelhos de rastreio para a implementação da tecnologia nos aeroportos nacionais e internacionais que a empresa opera. Esperamos concluir em pouco tempo o alinhamento com as áreas operacionais e terceirizados, fazendo com que a leitura seja parte da rotina de nossas bases”, afirma Kléber Linhares, diretor de tecnologia da Azul.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: