Conectado por



Geral

Síndrome de Ramsay Hunt tem tratamento, mas pode deixar sequelas


Compartilhe:

Publicado por

em

Recentemente, o cantor canadense Justin Bieber anunciou em suas redes sociais que precisou cancelar shows por estar sofrendo com uma síndrome rara que causa paralisia facial.

A infecção, conhecida como síndrome de Ramsay Hunt, ocorre pela reativação do vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora.

O médico dermatologista André Beber, do Departamento Doenças Infecciosas e Parasitárias da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica como o problema aparece.

“A síndrome de Ramsay Hunt é quando essa paralisia facial acontece por uma infecção pelo vírus varicela-zoster, que um tipo de vírus da família do herpes. Todo mundo que teve catapora na infância fica com esse vírus incubado em todo o corpo e se, com o passar do tempo, por uma baixa imunológica qualquer, ele voltasse a atividade, ele vai causar essa paralisia facial.”

Entre os sintomas da síndrome de Ramsay Hunt, estão a paralisia facial, da língua e dor intensa no ouvido, como ocorre com o cantor.

A infecção dos nervos da face e do ouvido tem cura. Segundo Andre Beber, o tratamento é realizado com antivirais, mas as sequelas podem demorar para desaparecer.

“O vírus é eliminado em 7 a 14 dias no máximo. O vírus em si fica resolvido, a infecção fica curada, agora os sintomas, a cura dos sintomas vai depender do tempo que os nervos vai levar para desinflamar, pode ser de três semanas a nove meses”.

Nos casos em que o tratamento demora a ser iniciado, a paralisia pode não ser revertida, sendo necessária cirurgia para reduzir o trauma no nervo facial.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Saúde Brasília 14/06/2022 – 18:22 Bianca Paiva – GT Passos Eduardo Cupertino* – estagiário da Rádio Nacional herpes-zóster Tratamento Ramsay Hunt Justin Bieber terça-feira, 14 Junho, 2022 – 18:22 120:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: