Conectado por



Geral

Setor de turismo acumula perdas de mais de R$ 72 bi pelo coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

O setor de turismo acumula perdas de mais de R$ 72 bilhões desde o início da pandemia do novo coronavírus, anunciada em 11 de março.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O segmento foi fortemente impactado pela intensificação de medidas visando à redução do ritmo de expansão da doença, como o isolamento social e o fechamento das fronteiras em diversos países.

Segundo a Confederação, Rio de Janeiro e São Paulo, além de serem os principais focos da Covid-19 no Brasil, concentram mais da metade do prejuízo nacional registrado pelo setor, com taxas de cancelamento de voos diárias superiores a 90%, nos aeroportos no fim de março. Em abril, as quedas foram de até 99% nessas localidades.

Considerando os 16 maiores aeroportos do Brasil – responsáveis por mais de 80% do fluxo de passageiros –, as taxas de cancelamento de voos nacionais e internacionais saltaram de uma média diária de 4%, nos primeiros dias de março, para 93% até o fim de março. Em relação à última semana de fevereiro, o número de voos confirmados diariamente recuou 91% em relação ao período anterior à pandemia.

Outra preocupação da entidade é o potencial número de empregos que podem desaparecer, já que o turismo terá o processo mais longo de recuperação. A projeção é de que 300 mil pessoas fiquem desempregadas no país.

Os serviços de alojamento e alimentação foram os que mais sentiram os efeitos iniciais da crise provocada pelo coronavírus.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: