Conectado por
Rondônia, sábado, 22 de junho de 2024.




Nacional

Sem cravar, Valdemar Costa Neto diz que filiação de Bolsonaro ao PL andou


Compartilhe:

Publicado por

em

Um áudio enviado pelo ex-deputado federal Valdemar Costa Neto ao seu principal assessor circulou na imprensa nesta segunda-feira (8) provocando novos rumores em torno da filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No áudio, o presidente do Partido Liberal (PL) deixa a entender que a articulação para que Bolsonaro se filie à legenda avançou, mas não há indicação de que o presidente já decidiu integrar o partido.

Segundo Costa Neto, o chefe do Executivo avisou a Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e presidente do PP – outra sigla que convidou o presidente – que está conversando com outros partidos. 

“Hoje ele me informou que falou com o Ciro, que falou com os outros partidos, quer dizer, ele tem que se entender com todos e nós temos que nos entender, para que todos sejam atendidos”, disse. 

Em outro trecho do áudio, Costa Neto indica que o presidente da República está disposto a “atender” aos desejos dos partidos governistas do Centrão.

“Política é isso. Hoje o PP tem a presidência da Câmara, amanhã vamos querer ter essa presidência. Tem a reeleição do Arthur, vamos apoiar? Depois de nós vai vir o PRB, todos têm que crescer, todos têm que ter essa vantagem. Não pode ficar para trás, se temos um grupo, temos que estar unidos”, conta.

“Mas ele falou comigo que falou com o Ciro hoje e que o Ciro entendeu. Vamos então tocar pra frente o assunto e ver quando vamos fazer essa filiação”, concluiu no áudio, sem confirmar a decisão de filiação do presidente.

Sem confirmação, mas com vontade

Deputados do PL ouvidos pela reportagem de O TEMPO também não confirmaram oficialmente o “casamento” com Bolsonaro, embora manifestem a vontade de contar com ele no quadro da sigla. 

O deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) disse que não recebeu informação oficial do partido sobre a filiação de Bolsonaro. Já seu correligionário deputado Capitão Augusto (PL-SP) disse que tem a convicção de que o presidente aceitará o convite, embora também não tenha uma confirmação do partido sobre a filiação.

“Sempre falei para os colegas aliados do governo que a melhor opção para a reeleição de Bolsonaro é o PL. Não tenho essa confirmação oficial de que ele vem, mas pelo que tenho conversado com colegas parlamentares próximos a ele, acredito que essa filiação vai se concretizar”, declarou o deputado.

Outro parlamentar do PL comentou o assunto para jornalistas, no Palácio do Planalto. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) se encontrou com os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo). Na saída, disse que não há um dia confirmado para a filiação, mas adiantou que a articulação está “bem encaminhada”.

Fechado com o PL

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente Bolsonaro disse que está “99% fechado com o PL”. “A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”, acrescentou. 

Questionado sobre quando irá decidir de fato, Bolsonaro disse que depende de reunião, marcada para a próxima quarta-feira (10), com representantes do PL.

“Na quarta-feira, terei a última conversa com a sigla. Irei conversar com o Valdemar para, em seguida, marcar a data do casamento”, ressaltou. 

Imbróglio interno à vista 

A filiação do presidente ao PL desagrada especialmente ao vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM).

Desafeto de Bolsonaro por questões ideológicas, Ramos considera que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios uma pedalada fiscal “descarada”, segundo afirmou em entrevista ao canal UOL News.

O parlamentar não atendeu às tentativas de contato feitas pela reportagem, mas em seu perfil das redes sociais se manifestou brevemente sobre a filiação de Bolsonaro. Ramos resumiu que “a situação não é cômoda” para ele. Confira a publicação na íntegra:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

 

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: