Conectado por



Geral

Sem apoio ou plano B, mercado carnavalesco amarga crise com pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

Milhões de foliões não poderão brincar o Carnaval em 2021. E, com isso, o mercado criado para atender a esse público terá um prejuízo bilionário. São músicos, técnicos de som, costureiras, motoristas de táxi ou aplicativos, ambulantes, produtores de eventos e muitos outros profissionais e setores que geram renda nesta época do ano por causa do Carnaval.

Só para ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo calcula que os setores de transporte, hospedagem e alimentação movimentaram R$ 8 bilhões no Carnaval do ano passado.

Além disso, o setor informal também sentirá o impacto do cancelamento da festa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife, Edvaldo Gomes, explica que o dinheiro gerado no carnaval cobria os gastos dos meses seguintes.

Uma famosa cervejaria multinacional abriu um processo para doar R$ 150 de auxílio para 20 mil ambulantes de todo o país. O presidente do Sindicato dos trabalhadores informais de Recife diz que a ajuda é bem-vinda, mas insuficiente.

O cancelamento do carnaval também atinge o setor de vestuários. Dono de uma loja de confecção de abadás no Ceará, Reinado Abreu conta que, sem o Carnaval, a receita cai bastante.

Mesmo para o setor que recebeu algum auxílio governamental, ele é considerado insuficiente, como argumenta o músico e produtor de eventos Pedro Ferreira, de Pernambuco.

Alguns governos locais apresentaram projetos de lei às assembleias legislativas ou às câmaras de vereadores para pagar um auxílio emergencial, mas apenas para a classe artística, como foi o caso do governo de Pernambuco, das prefeituras de Recife, Olinda e da cidade do Rio de Janeiro. Outros estados e prefeituras, onde ocorrem carnavais tradicionais, não ofereceram qualquer ajuda para os profissionais da cultura ou demais trabalhadores.

Economia Auxílios criados para alguns setores são considerados insuficientes Brasília Lucas Pordeus León Carnaval Economia Criativa Mercado do Carnaval Crise Econômica pandemia covid-19 Notícias Lucas Pordeus León sexta-feira, 12 Fevereiro, 2021 – 20:34 182:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: