Geral
Segundo município com mais mortes por Covid-19 no RJ abre 250 leitos a partir de segunda
O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que tem o maior número de mortes e pessoas infectadas pela Covid-19 na região, abre na segunda-feira mais 250 leitos, sendo 124 para o tratamento intensivo de pacientes com a doença.
Atualmente, os 86 leitos de enfermaria e os 40 de UTI nos hospitais da cidade estão todos ocupados com doentes graves do novo coronavírus, enquanto dezenas de outras pessoas aguardam atendimento e uma vaga de internação para tratamento.
O secretário de saúde do município, José Carlos de Oliveira, diz que a maioria dos pacientes atendidos nas unidades de saúde de Caxias, 65%, segundo ele, vem de outras cidades da Baixada Fluminense, que já chegam em estado grave e acabam morrendo.
De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde, Caxias tem 437 casos confirmados da Covid-19 e 81 mortes. No estado, a cidade só está atrás da capital fluminense.
Caxias foi uma das últimas cidades da Baixada a fechar seu comércio e adotar medidas restritivas. O prefeito Washington Reis e o secretário de saúde, José Carlos Oliveira, testaram positivo para a Covid-19. Mesmo com o comércio não essencial fechado e o uso obrigatório de máscaras nas ruas, a adesão ao isolamento social ainda é baixo no município.
O secretário José Carlos Oliveira atribui a grande movimentação nas ruas à necessidade das pessoas em sacar o auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal, que, nos últimos dias, conforme explicou, tem registrado aglomerações.
Fonte: Ag. Brasil