Conectado por



Geral

Sarampo: cobertura vacinal não chegou nem a 30% das crianças


Compartilhe:

Publicado por

em

A campanha de vacinação contra o sarampo entre crianças de seis meses a menos de cinco anos termina nesta sexta-feira (3), mas até o momento a cobertura não chegou nem a 30% das crianças. Isso significa que menos de uma a cada três crianças nessa faixa etária recebeu uma dose da vacina contra sarampo.

Essa porcentagem de imunizados preocupa o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de surtos da doença avançarem pelo Brasil. A meta da pasta era de 95%.

O médico Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Pediatria, adverte sobre a importância da imunização contra o sarampo, doença que pode trazer sequelas e até matar. Ele aponta um dos motivos da baixa procura pela vacina: a percepção de risco.

A administradora Tássia Tomás, de Brasília, tem duas filhas, de sete meses e de cinco anos. Ela conta que vai levar a mais nova para vacinar. 

O número de imunizados pela tríplice viral, que imuniza contra sarampo, e também caxumba e rubéola, vem caindo. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, a meta foi 100% atingida de 2011 a 2014, e em 2016 o Brasil até recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de território livre de sarampo.

Mas, a partir daí, até 2019, a cobertura vacinal começou a cair, oscilando entre 85% e 95%. Em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19, a porcentagem de crianças vacinadas baixou para 80%, alcançando em 2021 o pior índice da história recente, com apenas 73% da meta atingida.

O resultado foi a volta do sarampo com força no país. Entre 2018 e 2021, o Brasil contabilizou mais de 40 mil doentes, dos quais 40 morreram, e a Opas retirou o certificado em 2019.

O sarampo é doença grave, e pode retardar o crescimento e reduzir a capacidade mental. Por isso, pais e mães, atenção! Vacinem seus filhos contra o sarampo até sexta-feira!

Saúde Campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (3) Brasília Segunda etapa da vacinação contra influenza e sarampo vai até sexta 01/06/2022 – 16:17 Nádia Faggiani/ Renata Batista Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional sarampo Vacinação quarta-feira, 1 Junho, 2022 – 16:17 171:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: