Conectado por



Geral

Rússia e Ucrânia assinam acordo para retomada das exportações


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta sexta-feira o secretário geral da ONU Antonio Guterres esteve em Istambul, na Turquia, para assinatura de um acordo com a Rússia e a Ucrânia para retomada das exportações de grãos ucranianos e insumos russos pelo Mar Negro.

Este é o primeiro acordo assinado pelos países. Desde que começou a invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro. Com o controle russo. nas cidade de portuárias, o fluxo de exportação de grãos ucranianos foi interrompido.

Na cerimônia para oficializar o acordo o chefe das Nações Unidas agradeceu o suporte das autoridades turcas. Para ele a intermediação e persistência do presidente Recep Erdogan, também no evento, foram essenciais em todas etapas deste processo.

Aos representantes russos e ucranianos Guterres elogiou a capacidade de superar obstáculos e deixar diferenças de lado para seguir com o acordo que deverá servir aos interesses comuns.

O chefe da ONU acredita que o acordo deve estabilizar os preços globais dos alimentos que já estavam em níveis recordes mesmo antes da guerra. Para eles altos custos causam instabilidade nos países em desenvolvimento e deixam pessoas mais vulneráveis à fome.  News em Nova Iorque, Maira Lope.

Internacional Nova York 22/07/2022 – 18:05 Beatriz Arcoverde Mayra Lopes – Repórter da ONU News Rússia Ucrânia Conflito Rússia e Ucrânia sexta-feira, 22 Julho, 2022 – 18:05 1:16

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: