Conectado por



Geral

RJ: cacique Domingos, da aldeia Sapukai, segue internado em estado grave por Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

Infectado pela Covid-19, o cacique Domingos, da Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, está internado em estado grave na UTI do Centro de Referência da Covid-19, que funciona no Hospital da Santa Casa, no centro daquele município.

O vice cacique, Aldo Fernandes, e outro indígena, Idalino, ambos da mesma aldeia, também estão internados com a Covid-19 no mesmo hospital. O vice cacique é assintomático, enquanto Idalino apresenta quadro estável.

Além deles, a aldeia Sapukai, a maior do estado, tem mais de 40 casos da doença, que estão sendo acompanhados de perto pela médica Carmem Vieira de Moraes, cedida pela prefeitura a pedido dos indígenas, e responsável pelo posto de atendimento de saúde da Aldeia.

Segundo Carmem, os casos na aldeia foram identificados com uma ação constante de busca ativa. Todos eles estão sendo acompanhados e monitorados pelo Departamento de Saúde Coletiva, por meio do Programa Especial de Saúde Indígena e Vigilância Epidemiológica do município.

Para a médica, a situação da aldeia é preocupante, pois em cada unidade familiar, chamadas de japiguás, vivem pelo menos de 15 a 25 pessoas, e a aglomeração dificulta o trabalho de contenção da doença. Ela destacou que toda síndrome gripal é notificada, o indígena recebe medicação e o teste para a Covid-19 é agendado.

Carmem Vieira salienta que os indígenas recebem máscaras, álcool em gel, e produtos de higiene e limpeza, mas que é complicado respeitar o isolamento.

O decreto do governador Wilson Witzel, de 17 de março, com as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus no estado, proibiu as visitas às aldeias. Mas, os indígenas estão recebendo cestas básicas e atendimento médico no local.

 

Além de Angra dos Reis, há aldeias indígenas em Paraty e Maricá. Segundo a secretaria de estado de Saúde, na aldeia de Maricá não há casos registrados da Covid-19.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: