Conectado por



Geral

Rio de Janeiro tem 115 casos confirmados de monkeypox em todo o estado


Compartilhe:

Publicado por

em

O estado do Rio de Janeiro está  com 115 pessoas confirmadas com a varíola dos macacos. Destes 115 casos, mais de 100 são da região metropolitana da capital.

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde vai promover uma capacitação com as vigilâncias municipais para identificar a doença. O curso é feito em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A varíola dos macacos provoca um quadro mais brando que a varíola conhecida como smallpox, que foi erradicada na década de 1980.

Essa é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada, com lesões de pele ou relações sexuais. Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. Alguns dos sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e lesões de pele.

Há risco de agravamento em pessoas imunossuprimidas, transplantados, com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de oito anos.

Para prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, além de higienizar as mãos, com água e sabão ou álcool gel.

Saúde Brasília 25/07/2022 – 21:04 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional monkeypox varíola dos macacos segunda-feira, 25 Julho, 2022 – 21:04 1:50

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: