Conectado por



Geral

Rio de Janeiro investiga caso suspeito de Varíola do Macaco


Compartilhe:

Publicado por

em

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro está investigando um caso suspeito de varíola do macaco registrado pelo município de Macaé, no norte fluminense.

Em nota, a Secretaria informou que o paciente é um homem de 43 anos, que trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo e relatou ter tido contato com pessoas de outros países.

Ainda segundo a nota, exames complementares estão sendo feitos pelo Ministério da Saúde para fechar a avaliação do caso. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, em maio, o Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde enviou comunicado de alerta às Secretarias municipais de Saúde orientando quanto à detecção e ao monitoramento de possíveis casos da doença.

A medida tem como objetivo garantir que as vigilâncias municipais e estadual sejam notificadas dos possíveis casos e possam fazer o acompanhamento da evolução da doença.

Também em nota, a Secretaria municipal de Saúde de Macaé informou que aguarda a emissão do laudo técnico dos exames realizados pelo laboratório molecular de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas amostras coletadas. O paciente segue internado desde a última quarta-feira, dia 8, em hospital particular no município e seu estado de saúde é estável.

A previsão é que o laudo fique pronto na segunda-feira, 13 de junho.

A nota diz, ainda, que o paciente apresentou sintomas suspeitos de varíola ao desembarcar de plataforma de petróleo.

A doença é viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

Saúde Rio de Janeiro 11/06/2022 – 19:02 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional varíola do macaco Rio de Janeiro sábado, 11 Junho, 2022 – 19:02 128:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: