Conectado por

DJ90

Nacional

Reunião em um auditório? Conheça as novidades do Microsoft Teams

Publicado por

em

Após meses em casa, quase todos os funcionários de escritórios provavelmente estão cansados de reuniões virtuais. Pensando nisso, a Microsoft apresentou nesta quarta-feira novidades para tornar as videoconferências mais simples e interativas.

Entre as novas ferramentas do software Teams está uma em que os participantes de uma videoconferência são dispostos lado a lado, em cadeiras brancas, como num auditório.

Home office

A companhia também desenvolveu telas sensíveis ao toque para ser usadas junto com o computador para acessar calendários, mensagens e chamadas. Os dispositivos, controlados por voz, serão fabricados com parceiros como a Lenovo e lançados ainda neste ano.

Por causa da pandemia, a Microsoft viu o uso do Teams explodir na medida em que companhias foram forçadas a fechar escritórios e adotar o trabalho remoto. A plataforma concorre com a Slack Technologies e com a Zoom Video Communications pela preferência de clientes corporativos, por isso a empresa corre para melhorar o produto e acrescentar novas ferramentas.

A disposição dos participantes como num auditório é chamada “Modo Juntos”. Segundo a Microsoft, a ideia é exibir melhor os participantes e deixá-los interagir uns com os outros — é possível, por exemplo, cumprimentar quem está ao lado.

Esse formato facilita a visualização quando algum participante deseja falar, ou quando está com o mudo ativado, o que é um problema frequente em videoconferências. A ferramenta estará disponível a partir de agosto.

Sem olho no olho

De acordo com a companhia, testes internos mostraram que o novo modo de visualização aumentou a quantidade de tempo em que os participantes passam olhando para outros, mantendo suas câmeras ligadas.

Além disso, ajudou os funcionários a reter melhor o conteúdo e memorizar melhor quem participou de grandes reuniões. Com a medição de ondas cerebrais, notou-se que o arranjo está associado com mais calma e foco. A ferramenta já estava em desenvolvimento, mas foi acelerada por causa da pandemia.

“É um design realmente específico para a situação atual, para tentar tornar as circunstâncias um pouco menos miseráveis”, afirmou Jaron Lanier, pesquisador da Microsoft, considerado um dos pais da realidade virtual. “Para o momento, ele torna as reuniões da era pandêmica menos miseráveis, menos isoladas, menos fatigantes e menos estranhas, apesar de ser um pouco estranha na sua forma.”

Ainda neste ano o Teams terá uma ferramenta capaz de perceber quem disse o que em transcrições ao vivo. Hoje o aplicativo possui legendas ao vivo, e, em breve, irá distinguir as pessoas que falam, facilitando reuniões em que os participantes não se conhecem.

A empresa também planeja expandir a capacidade das videoconferências para 1.000 participantes, com todos podendo falar, escrever e aparecer no vídeo. A Microsoft também irá acrescentar um formato para apresentações, onde os participantes apenas veem e escutam, para até 20.000 pessoas.

The post Reunião em um auditório? Conheça as novidades do Microsoft Teams appeared first on Exame.

Fonte: Exame