Conectado por



Nacional

Rainha Elizabeth está em “muito boa forma”, diz Boris Johnson


Compartilhe:

Publicado por

em

*Por Elizabeth Piper, da Reuters

ROMA – A rainha britânica Elizabeth II, que foi aconselhada por médicos a descansar e evitar visitas oficiais durante pelo menos as próximas duas semanas, está em muito boa forma, disse o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, após conversar com a monarca de 95 anos esta semana.

Tem havido preocupação com a saúde de Elizabeth, a monarca mais velha e há mais tempo no trono no mundo, depois que ela cancelou uma série de viagens planejadas e passou uma noite no hospital para uma doença não especificada, embora não relacionada à Covid-19. Foi a primeira noite que ela passou internada em anos.

“Falei com Sua Majestade e ela está em muito boa forma”, disse Johnson, que fala com a rainha todas as quartas-feiras para lhe dar uma atualização semanal, no sábado, ao Channel 4 News.

“Ela só tem que seguir os conselhos de seus médicos e descansar um pouco e eu acho que isso é o importante. Acho que o país inteiro a quer bem.”

Elizabeth, que é rainha de outros 15 países, incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia, tem descansado em sua casa no Castelo de Windsor desde que passou a noite no hospital há 10 dias, após ter sido submetida a “investigações preliminares”.

A monarca, que é conhecida por sua saúde robusta e que desempenhava regularmente funções públicas oficiais apesar de sua idade, já havia cancelado uma visita à Irlanda do Norte e sua participação na próxima cúpula sobre a mudança climática COP26 em Glasgow, na próxima semana, onde ela havia planejado se dirigir pessoalmente aos líderes mundiais.

O Palácio de Buckingham disse que ela não participaria mais de um grande evento no dia 13 de novembro no Royal Albert Hall sediado por uma instituição de caridade militar britânica, mas tinha a “firme intenção” de estar presente no principal serviço nacional de lembrança para veteranos no domingo 14 de novembro, um evento de grande importância para ela.

Uma fonte do palácio disse que a rainha permaneceu de bom humor e havia gravado um pronunciamento em vídeo para os delegados da COP26. O descanso adicional foi uma “precaução sensata”, acrescentou a fonte.

Desde que foi aconselhada a descansar, a rainha apareceu bem e alegre nas filmagens divulgadas pelo palácio quando ela participou por videoconferência em vários eventos virtuais.

Tenha em primeira mão as notícias mais importantes do Brasil e do mundo por somente R$ 0,37 por dia.

Fonte: Exame

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: