Conectado por

Geral

Quase 14 milhões de pessoas abriram conta bancária pela 1ª vez em 2020

Foram quase 14 milhões de pessoas que abriram, pela primeira vez, uma conta bancária no país em 2020. Com isso, aumentou de 86% para 96% o total de brasileiros acima de 15 anos integrados ao sistema financeiro nacional entre 2017 e 2020.

Boa parte desse aumento, segundo o Banco Central, é resultado da criação do auxílio emergencial durante a pandemia, que exigiu das pessoas uma conta digital para os pagamentos. Mais de 70% das novas contas abertas em 2020 foram entre os meses de maio e julho, quando o auxílio começou a ser pago.

Outro fator foi a expansão dos bancos digitais e outras instituições de pagamento no país, impulsionada pelo avanço da digitalização do setor, como destacou o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luís Gustavo Mansur.

O aumento da bancarização no Brasil, para o economista do Ibmec, o Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais, William Baghdassarian, traz benefícios para pessoas que até então usavam apenas dinheiro de papel.

Os especialistas ressaltam, contudo, que é preciso ter cuidado para não tomar crédito com os bancos sem capacidade de pagamento, uma vez que as facilidades da bancarização requerem um maior controle financeiro. Eles dizem também que é importante ficar atento às taxas abusivas cobradas pelos bancos, como para manter as contas, realizar transferências e usar cartões de crédito.

Economia Brasília 12/11/2021 – 19:04 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Conta Bancária Bancos sexta-feira, 12 Novembro, 2021 – 19:04 2:30

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias