Conectado por



Geral

Quase 14 milhões de pessoas abriram conta bancária pela 1ª vez em 2020


Compartilhe:

Publicado por

em

Foram quase 14 milhões de pessoas que abriram, pela primeira vez, uma conta bancária no país em 2020. Com isso, aumentou de 86% para 96% o total de brasileiros acima de 15 anos integrados ao sistema financeiro nacional entre 2017 e 2020.

Boa parte desse aumento, segundo o Banco Central, é resultado da criação do auxílio emergencial durante a pandemia, que exigiu das pessoas uma conta digital para os pagamentos. Mais de 70% das novas contas abertas em 2020 foram entre os meses de maio e julho, quando o auxílio começou a ser pago.

Outro fator foi a expansão dos bancos digitais e outras instituições de pagamento no país, impulsionada pelo avanço da digitalização do setor, como destacou o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luís Gustavo Mansur.

O aumento da bancarização no Brasil, para o economista do Ibmec, o Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais, William Baghdassarian, traz benefícios para pessoas que até então usavam apenas dinheiro de papel.

Os especialistas ressaltam, contudo, que é preciso ter cuidado para não tomar crédito com os bancos sem capacidade de pagamento, uma vez que as facilidades da bancarização requerem um maior controle financeiro. Eles dizem também que é importante ficar atento às taxas abusivas cobradas pelos bancos, como para manter as contas, realizar transferências e usar cartões de crédito.

Economia Brasília 12/11/2021 – 19:04 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Conta Bancária Bancos sexta-feira, 12 Novembro, 2021 – 19:04 2:30

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: