Geral
Profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19 terão teleconsultas de apoio psicológico
Os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus terão a partir de maio um canal de teleconsulta psicológica.
O sistema vai ser disponibilizado pelo Ministério da Saúde e deve funcionar até o mês de setembro. A iniciativa pretende amparar profissionais, que, por trabalharem na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo, entre outros.
O investimento total no projeto será de dois milhões e 300 mil reais.
O canal telefônico vai poder ser usado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos que se sentirem na condição de sofrimento psíquico.
O projeto-piloto tem alcance nacional e prevê o atendimento por videochamada de dez mil horas, podendo ser expandido de acordo com a procura. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que a psicoterapia será usada no teleatendimento em um contexto de pandemia.
A ação vai ser realizada em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e vai contar com uma central de teleconsulta formada por profissionais da Psicologia e Psiquiatria selecionados por edital e que serão capacitados.
De acordo com a coordenação do projeto, especialistas de universidades brasileiras estão desenvolvendo manuais para que o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto possa ser aplicado por outros profissionais do País.
Fonte: Ag. Brasil