Geral
Presidente do STJ derruba decisão que exigia entrega de exame de Bolsonaro para Covid-19
Publicado por
9 meses atrásem
O presidente do STJ, Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, derrubou determinação que obrigava a União a entregar laudos dos exames de coronavírus realizados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Na decisão, o ministro argumenta que todo cidadão tem direito à privacidade e intimidade, garantias que seriam o mínimo em um Estado Democrático de Direito. Noronha também afirma que a administração pública não pode ser obrigada a apresentar exames de uma pessoa física que ocupe cargo público, pois isso vai além de sua atuação.
A questão chegou ao STJ depois de recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União, a AGU, contra decisão do TRF3, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a respeito de pedido judicial feito pelo jornal O Estado de S. Paulo. O Estadão queria que fossem apresentados os laudos de todos os exames feitos pelo presidente da República para identificar a contaminação por Covid-19.
Quando a ação ainda estava na primeira instância, a União chegou a apresentar um relatório médico, feito por profissional da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmando que Bolsonaro não tinha sido infectado. Os laudos que atestavam o fato, porém, não foram anexados. A Justiça não considerou o relatório como suficiente.
Quando manteve a determinação para que os exames fossem apresentados, o TRF3 considerou que todos os atos e condições do presidente são relevantes para a história do país, e que a publicidade dos laudos é garantida pela Lei de Acesso à Informação.
O jornal que pediu os laudos na Justiça argumentou que vários integrantes do alto escalão do governo e que estiveram com o presidente testaram positivo para Covid-19. No dia 30 de abril, Bolsonaro afirmou, em entrevista à Rádio Guaíba, que pode ter tido coronavírus, mas não sentiu.
Desde o início da pandemia, o presidente realiza periodicamente passeios nas ruas, cumprimentando cidadãos. Ele também faz críticas a medidas de isolamento determinadas por estados e municípios.
Fonte: Ag. Brasil


China também precisa da gente, diz Bolsonaro em meio a impasse sobre insumos
Covid-19: Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputinik V
Brasil registra 1.316 mortes por Covid-19 em 24h, total chega a 214.147
Anvisa avalia o uso emergencial de 4,8 mi de doses da Coronavac nesta sexta (22)
21h21, do dia 21, do ano 21, Século 21: Internet clama brinde por coincidência
Influenciadora digital e ex-miss Lauren Adana é presa na zona sul de São Paulo
Dicas para fazer compras mais rápido no supermercado
Ministério da Saúde rebate Pfizer sobre prazo para liberação de uso emergencial
Gabarito Enem 2020 prova ROSA: veja respostas para as questões do 1º dia
Nota do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça em razão do feminicídio da juíza de Direito Viviane Vieira do Amaral Arronenzi

Liberdade de Opinião: Alexandre Garcia analisa impacto da crise nas empresas aéreas

O Grande Debate: Governos deveriam reprimir aglomerações?

Seis motivos para conhecer as TVs QLED da TCL

Galaxy Note 20, novo Galaxy A com 5G e mais: 4 celulares da Samsung
