Conectado por



Geral

Prefeitura do Rio vai contratar leitos privados para internação por Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

O prefeito Marcelo Crivella planeja contratar leitos privados para ampliar a capacidade de internação dos pacientes com coronavírus no Rio. Números oficiais apontam a ocupação de 90% dos leitos destinados aos casos de Covid-19 de toda a rede do SUS situada na cidade, incluindo as unidades federais e estaduais.

 

A prefeitura informou que serão contratados mil leitos de UTI em hospitais privados. O edital com os detalhes da contratação deverá ser publicado nesta quarta-feira.

 

Ainda como parte das medidas de enfrentamento ao coronavírus, nesta segunda-feira foram abertos mais 16 leitos no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, considerado de referência para o tratamento da Covid-19. A unidade conta com 206 leitos em operação de um total de 381 previstos, sendo que o último balanço da prefeitura aponta 167 pacientes,  58 deles na UTI.

 

O subsecretário de saúde, Alexandre Campos, explicou durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais que a estratégia da rede municipal é tentar manter a ocupação dos leitos de UTI em no máximo 90%.

 

Na semana passada, a Defensoria Pública e Ministério Público estaduais moveram  uma ação conjunta para ativação imediata de todos os leitos de UTI da capital, previstos no plano de combate ao coronavírus pelo estado e município. No calculo das instituições, levando-se em conta apenas as vagas de tratamento intensivo do estado e do município do Rio, a ocupação já estava em 94% e beirando o colapso.

 

A prefeitura afirma que depende da chegada dos equipamentos comprados na China para terminar de equipar o Ronaldo Gazolla e abrir todas as vagas da unidade, além de colocar em funcionamento o Hospital de Campanha, no Riocentro, cuja montagem foi concluída nos últimos dias. Juntas, as duas unidades terão 881 vagas, sendo 301 de UTI.

 

A chegada de parte deste material está prevista, segundo a prefeitura, para até o dia 30 de abril.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: