Conectado por



Geral

Pouca indústria nacional de chips atrasa produção de cartões bancários


Compartilhe:

Publicado por

em

A falta mundial de chips tem causado problemas em várias áreas da economia. A produção de carros, por exemplo, tem sido fortemente afetada. Faltam carros e os preços subiram.

O problema também atinge a produção de cartões de crédito e débito no Brasil. Quem perdeu ou precisou trocar, pode ficar um bom tempo na fila de espera.

Uma das razões para a falta dos chips tem a ver com a pandemia. Nesse período, houve uma busca maior por computadores e notebooks em todo o planeta, com muita gente trabalhando em casa. Assim, os estoques de semicondutores acabaram sendo consumidos pela indústria de informática.

Agora, essa escassez atinge a produção de cartões emitidos por instituições bancárias, redes varejistas e empresas que oferecem produtos financeiros digitais. E quem precisa de um cartão vai ter de ter paciência.

A securitária Ingrid Ribeiro, de São Paulo, está há dois meses esperando o banco enviar um novo cartão de crédito. Ingrid também tentou fazer um cartão numa loja de departamento, mas não conseguiu.

Marcello Santamaria, diretor comercial da Intelcav, empresa que produz cartões bancários, diz que a falta de insumos para fabricar chips reduziu a produção em 40%. Segundo ele, “a indústria de semicondutor vem há alguns anos com problemas de fornecimento. pouquíssimas fábricas já não conseguiam atender a demanda, que já vinha de 2019 pra cá. já há uma deficiência em atender os setores que usam semicondutores no produto final”, afirmou.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões, o setor cresceu mais de 50% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Foram mais de sete bilhões de transações feitas com cartões pelos brasileiros no período, quase 55 mil pagamentos por minuto.

*Com reportagem de Sara Quines, da TV Brasil, em São Paulo.

Economia Brasília 09/11/2021 – 17:51 Guilherme Strozi Jacson Segundo* – Rádio Nacional Chips terça-feira, 9 Novembro, 2021 – 17:51 1:50

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: