Conectado por



Geral

Polícia Civil do Rio investiga caso de racismo contra aluna da UERJ


Compartilhe:

Publicado por

em

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga uma denúncia de racismo contra uma aluna na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no campus São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado como injúria racial e ameaça, na Delegacia de Polícia no bairro de Neves. A agressora seria uma colega de turma da vítima, e, segundo a polícia, testemunhas estão sendo ouvidas e as investigações estão em andamento para esclarecer os fatos.

Em repúdio à agressão, um protesto foi organizado na faculdade no início desta semana, e cartazes contra o racismo foram levados para o campus. Após o ato, porém, estudantes denunciaram que mensagens com apologia ao estupro de mulheres negras e contra o sistema de cotas foram coladas no banheiro masculino.

A Uerj informou que lamenta o episódio de racismo e afirmou ter prestado todo apoio à estudante agredida, que foi acompanhada à delegacia por um professor e uma assistente social da universidade, para prestar queixa.

Acrescenta ainda que, como pioneira na implantação da política de cotas no Brasil, repudia todo ato racista e, há 20 anos, trabalha para promover a diversidade no ambiente universitário.

Sobre as mensagens racistas e misóginas, a Uerj afirmou que farão parte da investigação policial e da apuração administrativa interna da universidade. Já a Polícia Civil afirmou que ainda não foi registrada ocorrência a respeito desses cartazes.

*Com informações da Agência Brasil

Direitos Humanos Rio de Janeiro 13/08/2022 – 13:45 Paula de Castro / Beatriz Arcoverde Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional racismo Uerj sábado, 13 Agosto, 2022 – 13:45 1:52

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: