Conectado por



Geral

Pnad Contínua: taxa de desemprego cai no Brasil durante o 3º trimestre


Compartilhe:

Publicado por

em

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,6 % no terceiro trimestre deste ano, uma queda de 1,6 ponto percentual em relação ao apurado entre julho e setembro, quando ficou em cerca de 14%. O contingente de pessoas sem trabalho recuou 9,3%, chegando a 13 milhões e meio.

Já o número de brasileiros ocupados, teve um crescimento de 4 %, na comparação entre os dois trimestres, alcançando 93 milhões de pessoas.  Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

No recorte cor, a taxa de desemprego entre as pessoas brancas ficou abaixo da média nacional, enquanto a de pretos e pardos se situou acima dessa média.

Entre as categorias de emprego que mais cresceram no trimestre encerrado em setembro, frente ao anterior, estão os empregados do setor privado sem carteira assinada, que somaram aproximadamente 12 milhões de pessoas.

Na mesma comparação, o número de trabalhadores domésticos chegou a 5,4 milhões, com aumento de 9,2%, o maior desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

Já entre as atividades que mais geraram postos de trabalho, destaque para o Comércio, reparo de veículos automotores e motocicletas, Indústria Geral, e Construção.

De acordo com o IBGE, a Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país.

Economia Rio de Janeiro 30/11/2021 – 17:15 Vitoria Rangel / Alessandra Esteves Solimar Luz – Repórter Rádio Nacional IBGE Desemprego terça-feira, 30 Novembro, 2021 – 17:15 2:01

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: