Conectado por



Geral

PF desarticula grupo que atacou computadores do TSE


Compartilhe:

Publicado por

em

A Polícia Federal iniciou operação para desarticular um grupo criminoso que teria promovido os ataques hackers ao Tribunal Superior Eleitoral no primeiro turno das eleições de 2020. A operação Exploit conta ainda com cooperação da Polícia Judiciária de Portugal.

No Brasil, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato com investigados em São Paulo e Minas Gerais. Em Portugal, um mandato de prisão e outro de busca e apreensão estão sendo efetuados. Os mandados foram expedidos pelo juízo da 1º zona eleitoral do Distrito Federal.

O inquérito aponta que um grupo de brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do TSE no dia 15 de novembro.

A Polícia Federal apura acesso ilegal aos dados de servidores públicos divulgados pelo grupo, além de outras atividades criminosas previstas no código penal e no código eleitoral.

Durante a investigação, não foi identificado pela polícia nenhum ato que possa ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados.

Após a eleição, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que havia suspeitas de articulação de grupos extremistas que se empenham em desacreditar as instituições.

Segundo o TSE, os dados que foram vazados eram antigos, tinham mais de dez anos, e foram feitos para causar impacto e trazer e a sensação de fragilidade no sistema eleitoral. O tribunal afirma que o sistema é seguro, e os ataques não são capazes de interferir no resultado das urnas.

Da Rádio Nacional em Brasília, Gésio Passos

Eleições 2020 Tribunal garante que sistema brasileiro de votação é seguro Brasília 29/11/2020 – 08:19 Rosamélia de Abreu Gésio Passos ataques hackers Tribunal Superior Eleitoral Operação Exploit domingo, 29 Novembro, 2020 – 08:19 128:00

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: