Conectado por



Nacional

PF abre inquérito para investigar origem de água turva em Alter do Chão


Compartilhe:

Publicado por

em

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar por qual motivo houve mudança no tom da água do rio Tapajós, no distrito de Alter do Chão, localizado no Pará. A apuração foi aberta na última quinta-feira (20) e divulgada neste sábado (22) pela corporação.

Os trabalhos começam nesta segunda-feira (24), quando peritos farão um sobrevoo na região para tentar identificar o tamanho e a origem da mancha, que tirou o verde característico das águas do local e o substituiu por uma tonalidade marrom, semelhante a lama.

De acordo com a PF, a fiscalização aérea será realizada com aviões do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que pousarão no local neste domingo (23).

Segundo a PF, além da corporação e do ICMBio, a comitiva também será formada por integrantes do Ministério Público e técnicos do Ibama, além de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Amostras da água turva serão levadas a laboratórios para tentar identificar se há alguma contaminação.

Ambientalistas e moradores da região têm levantado as suspeitas de que atividades de garimpo ilegal realizadas na parte alta do rio Tapajós poderiam estar causando o problema ambiental na região turística paranaense.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: