Conectado por



Geral

ONU destaca restauração de ecossistemas no Dia do Meio Ambiente


Compartilhe:

Publicado por

em

Neste sábado, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data para se lembrar da importância de se preservar os recursos naturais do planeta. Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs o tema Restauração de Ecossistemas.  O chefe do departamento de ecologia da UnB, Universidade de Brasília, e doutor em ecologia, Raimundo Henriques, explicou o significado (ouça na entrevista).

A restauração dos ecossistemas pode assumir várias formas, como a plantação de árvores, cultivo de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e mares por parte da sociedade.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, todos os tipos de ecossistemas podem ser restaurados, incluindo florestas, oceanos, fazendas e cidades.

O ecologista Raimundo Henriques destaca também a necessidade de adoção de medidas voltadas para recuperação do meio ambiente e de conscientização, não só nessa data, mas todos os dias do ano.

Muitas pessoas cultivam pequenas ações em prol do meio ambiente, como é o caso da professora Lucinaide Silva. Para ela, é fundamental que a sociedade tenha consciência e faça a sua parte para que todos possam viver em um mundo melhor.

Segundo a ONU, até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados pode gerar 9 trilhões de dólares em serviços. 

A restauração também pode remover de 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera. Para quem não sabe, uma gigatonelada corresponde a 1 bilhão de toneladas.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Meio Ambiente Brasília 05/06/2021 – 08:00 Bianca Paiva / L Pedrosa Luisa Câmara* – Rádio Nacional Dia Mundial do Meio Ambiente sábado, 5 Junho, 2021 – 08:00 3:57

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: