Conectado por



Geral

OMS autoriza uso emergencial da vacina de Oxford/ AstraZeneca


Compartilhe:

Publicado por

em

A Organização Mundial de Saúde (OMS) autorizou, nesta segunda-feira (15), o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 do laboratório AstraZeneca, desenvolvido com a Universidade de Oxford. Essa vacina é a mesma que está sendo produzida no Brasil pela Fiocruz e que já teve autorização emergencial da Anvisa.
Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, enalteceu a decisão: “Hoje é um dia pra renovarmos a esperança no controle da pandemia. A OMS autorizou o uso emergencial das duas versões da vacina da Oxford/AstraZeneca, dando sinal verde para que a vacinação comece mundialmente pelo Covax”.
A OMS autorizou o uso emergencial da vacina produzida em locais diferentes: uma fabricada pelo laboratório AstraZeneca-SKBio, na Coreia do Sul; e a outra pelo Instituto Serum, na Índia. O diretor da OMS afirma que a vacina autorizada é segura. “Embora ambas as companhias estejam produzindo a mesma vacina, elas são produzidas em locais diferentes e por isso precisam de revisões e aprovações separadas. A autorização de uso emergencial da OMS avalia e garante a qualidade, eficácia, segurança das vacinas para covid-19 e é um pré-requisito para que essas vacinas sejam distribuídas pelo Covax”.
A decisão permite que as vacinas sejam distribuídas pelo programa Covax Facility, iniciativa da OMS para ajudar os países em desenvolvimento a ter acesso a vacinas contra a covid-19.
Essa será a segunda vacina autorizada pelo órgão, que só havia aprovado o uso emergencial do imunizante da Pfizer/BioNTech.
Estima-se que o Brasil receba 10 milhões de doses pela iniciativa da OMS até o final do primeiro semestre de 2021.

Saúde Vacina contra covid-19 é a mesma produzida pela Fiocruz Brasília Gésio Passos autorização vacina OMS Oxford AstraZeneca Coronavírus covid-19 Gésio Passos segunda-feira, 15 Fevereiro, 2021 – 23:38 2:17

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: