Conectado por



Geral

OCDE dá aval para inclusão do Brasil no grupo de países


Compartilhe:

Publicado por

em

A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne 38 países membros, deu aval para o prosseguimento do processo de inclusão do Brasil no grupo.

Este primeiro passo é chamado de roteiro de acessão e foi decidido no encontro anual de ministros do grupo que ocorreu em Paris, na França.

A decisão contemplou outros quatro países: Bulgária, Croácia, Peru e Romênia. A Argentina, que também pleiteava uma vaga, ficou de fora da lista.

Em nota conjunta, os Ministérios das Relações Exteriores, da Casa Civil e da Economia, explicaram os próximos passos a serem tomados pelo Brasil.

Agora, o governo deve redigir um documento inicial com informações que alinhem o Brasil e as normas da OCDE. Em seguida, os comitês da Organização analisam as políticas e práticas econômicas brasileiras.

O presidente Jair Bolsonaro comemorou a decisão em uma rede social. Ele disse que reuniu apoio de todos os países membros e que finalmente o Brasil está sendo reconhecido.

Bolsonaro afirmou ainda que a OCDE reúne países comprometidos com a democracia e com as melhores práticas de governo.

A carta-convite para ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico foi enviada ao Brasil em janeiro deste ano.

A OCDE foi fundada em 1961, para estimular o progresso econômico e mundial. Atualmente, a Itália preside os países membros.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Internacional Brasília 10/06/2022 – 19:23 Bianca Paiva – GT Passos Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional OCDE brasil inclusão sexta-feira, 10 Junho, 2022 – 19:23 1:41

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: