Conectado por



Geral

Novos carros a partir de 2022 vão ter que reduzir emissão de poluentes


Compartilhe:

Publicado por

em

Os novos carros comercializados em 2022 devem poluir menos que os vendidos até 2021. Isso porque entrou em vigor, em primeiro de janeiro, a nova fase do programa de redução de emissão de poluentes pelos automóveis. 

A mudança faz parte do ProconVe, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, administrado pelo Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A última vez que as fabricantes de automóveis foram obrigados a reduzir as emissões de carbono dos motores foi em 2012 para os veículos pesados; e a partir de 2013 para os carros leves.

As mudanças são acordadas com anos de antecedência e seguem um padrão internacional de redução de emissões de gases do efeito estufa, segundo o IBAMA. A Coordenadora Geral de Gestão da Qualidade Ambiental do Instituto, Rosângela Maria Ribeiro Muniz, ressalta que as novas fases impactam toda a indústria.

A coordenadora do Ibama destacou ainda que o Proconve, ao longo dos 36 anos de existência, já reduziu em 98% a emissão de monóxido de carbono dos automóveis, um dos gases do efeito estufa.

Mesmo com a mudança, cerca de 20 mil veículos devem ser comercializados neste ano com a tecnologia da fase anterior do programa de redução de emissões. O motivo é a falta no mercado de semicondutores usados na fabricação dos carros, que impediu a finalização de parte da frota prevista para 2021. De acordo com o diretor técnico da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Henry Joseph Jr., os veículos não comercializados na fase anterior já estavam previstos.

Segundo o relatório Situação Global do Transporte e Mudança Climática de 2018, elaborado por mais de 40 organizações internacionais ligadas ao tema, os veículos automotores são responsáveis por 14% da emissão de gases do efeito estufa, que é a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas no planeta.

Meio Ambiente Brasília 07/01/2022 – 19:19 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional carros Poluentes emissão de carbono sexta-feira, 7 Janeiro, 2022 – 19:19 2:59

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: