Conectado por



Nacional

Morre quinta vítima de incêndio no hospital de Bonsucesso


Compartilhe:

Publicado por

em

Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou nesta sexta-feira (30) a morte de mais um paciente que estava internado no Hospital Federal de Bonsucesso, atingido por um incêndio na terça-feira (27). Agora, já são cinco mortos entre os pacientes que precisaram ser transferidos para outras unidades.

A vítima, um homem de 70 anos, ainda não teve o nome divulgado. Segundo a secretaria, ele chegou ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla no mesmo dia do incêndio com teste positivo para Covid-19, estava entubado e em estado muito grave. Sofria de cardiopatia grave e insuficiência renal.

Até o momento, apenas dois dos cinco mortos foram identificados pelas autoridades. A radiologista Núbia Rodrigues, 42, e o garçom Marco Paulo Luz, 39, ambos também internados com Covid-19. As outras duas vítimas são mulheres, de 73 e 83 anos.

A prefeitura diz que 27 dos 44 pacientes transferidos para a rede municipal continuam internados. Quinze já tiveram alta e dois morreram. Até quarta-feira, (28), 191 pacientes do hospital de Bonsicesso tiveram que ser levados para outras unidades de saúde. A reportagem da Folhapress ainda não havia conseguido contato com o Ministério da Saúde neste sábado (31).

O incêndio, cujas causas ainda não foram identificadas, atingiu um dos prédios do complexo hospitalar federal onde estavam localizados o Centro de Terapia Intensiva (CTI), o setor de nefrologia e as enfermarias de emergência.
Segundo funcionários do hospital, o fogo começou no subsolo do prédio 1 por volta das 9h30 e se alastrou pelo almoxarifado, onde há estoque de fraldas.

Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” mostrou em 2019 que um relatório do próprio governo federal indicava que o hospital não tinha um plano de combate a incêndio.

Na última sexta-feira, a Defesa Civil interditou o bloco afetado pelo incêndio por risco estrutural e de instalações. Na quinta, já havia interditado o Centro de Imagens do hospital que fica anexo ao bloco atingido e apontado como a origem do fogo..
“Notamos que existe risco no que diz respeito a instalações e na parte civil. Por isso fizemos uma nova interdição. A administração do hospital foi informada para que proceda a imediata recuperação e eliminação dos riscos”, disse, em nota, o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal, Eduardo Pierre.

As demais áreas do hospital estão liberadas para uso. Nesta sexta, após protesto dos servidores, o Ministério da Saúde informou que deve reabrir quatro alas na semana que vem.

Em março, o Hospital Federal de Bonsucesso foi anunciado pelo Ministério da Saúde como unidade de referência no tratamento de pacientes da Covid-19. Mas, durante a pandemia, sofreu com insuficiência de funcionários, o que resultou num acúmulo de leitos ociosos, e com a falta de equipamentos de proteção.

Fonte: O tempo

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: