Conectado por



Geral

Morre o ator Milton Gonçalves pioneiro na teledramaturgia brasileira


Compartilhe:

Publicado por

em

O ator Milton Gonçalves, um dos grandes nomes da televisão brasileira, pioneiro na teledramaturgia no país, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. De acordo com informações da TV Globo, emissora em que o ator ingressou em 1965, Gonçalves morreu em casa. O ator tinha sofrido um AVC em 2020 e enfrentava sequelas da doença.

Mineiro, Gonçalves fez mais de 40 novelas na TV Globo e fez parte do primeiro elenco de atores da emissora. Também atuou em programas humorísticos e minisséries. Versátil, o ator dirigiu as primeiras versões de Irmãos Coragem, A Grande Família e as  séries Carga Pesada e Caso Verdade.

Em 2006, Milton Gonçalves foi indicado ao prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional pelo papel na segunda versão da novela Sinhá Moça, com uma brilhante atuação de Pai José. O projeto Memória Globo destaca que Gonçalves foi também o primeiro brasileiro a apresentar o prêmio na mesma ocasião, ao lado da atriz americana Susan Sarandon, para anunciar o vencedor de Melhor Programa Infantojuvenil.

A última novela que o ator Milton Gonçalves participou na TV Globo foi O Tempo Não Para em 2018, na qual deu vida ao catador de materiais recicláveis Eliseu. E o último trabalho na emissora foi em 2019 na minissérie Se eu fechar os olhos agora.

Nos cinemas, também participou mais de 50 títulos entre eles Cinco Vezes Favela, O Beijo da Mulher Aranha, O Que É Isso, Companheiro?, Carandiru e Segurança Nacional, onde fez o papel do primeiro presidente negro da história do Brasil.

Milton também passou pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ocupando o cargo de superintendente na emissora.

Gonçalves foi homenageado no carnaval carioca deste ano. Sua vida e obra viraram enredo da Escola de Samba Acadêmicos da Santa Cruz.

Nas redes sociais, vários artistas e parceiros de Milton lamentaram a morte dele. O ator Lázaro Ramos agradeceu o pioneirismo de Milton Gonçalves, por ter aberto caminho para os atores negros, e disse que se sentia privilegiado por tê-lo encontrado tantas vezes no trabalho.

O corpo de Milton Gonçalves será velado a partir das 9h30 desta terça-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 

Cultura Rio de Janeiro 30/05/2022 – 20:02 Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Milton Gonçalves segunda-feira, 30 Maio, 2022 – 20:02 2:13

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: