Geral
Ministério da Saúde vai comprar mais 12 milhões de testes rápidos para Covid-19
Publicado por
9 meses atrásem
O Ministério da Saúde abriu um chamamento público para empresas interessadas em fornecer ao Sistema Único de Saúde 12 milhões de testes rápidos para o novo coronavírus. As empresas devem oferecer a proposta até esta quarta-feira (22). Outras 10 milhões de unidades devem ser adquiridas na OPAS, o braço da OMS nas Américas. Com isso, o governo amplia a meta para aquisição de testes para a Covid-19 de 23 milhões para 46 milhões de unidades, entre doações e compras.
Até o momento, o governo federal distribuiu aos estados 2,5 milhões de testes para detecção do vírus. Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, ampliar a capacidade de testagem é necessário para definir as estratégias que permitam flexibilizar o distanciamento social.
Dos 10 milhões de testes que serão adquiridos na OMS, 500 mil devem começar a chegar na próxima semana, segundo o ministério, e outros 800 mil testes a mais a cada semana.
A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas lembra que para fazer o exame desses testes adquiridos na OMS, de tecnologia PCR, é preciso ter uma estrutura laboratorial adequada. Para isso, o ministério fechou um contrato com a empresa DASA, que se comprometeu a processar 30 mil testes por dia chegando até 3 milhões de exames.
Já os chamados testes rápidos, para a testagem em massa, apesar de não necessitar de uma complexa estrutura laboratorial, estão em falta no mercado, como alertou o presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Luiz Fernando Barcelos.
O Ministério da Saúde informou ainda que assinou um novo contrato para compra de 3 mil e 300 respiradores pulmonares com um custo de R$ 78 milhões. A primeira entrega, de 1.150 respiradores, está prevista para meados de maio. Já o restante dos equipamentos devem ser entregues em até 90 dias. Dos mais de 14 mil respiradores comprados pelo governo até agora, apenas 253 já foram entregues pelos fabricantes.
Fonte: Ag. Brasil


Embaixada da China anuncia doação de oxigênio por empresas e associações ao AM
Mais de 450 mil foram vacinados contra a Covid no Brasil, em 12 Estados
Vacinação contra Covid-19 em Manaus continua suspensa após denúncias
Brasil tem 1.096 mortes por Covid-19 em 24h; total de óbitos passa de 215 mil
Butantan libera 900 mil doses da CoronaVac para governo distribuir aos Estados
Influenciadora digital e ex-miss Lauren Adana é presa na zona sul de São Paulo
Dicas para fazer compras mais rápido no supermercado
Ministério da Saúde rebate Pfizer sobre prazo para liberação de uso emergencial
Gabarito Enem 2020 prova ROSA: veja respostas para as questões do 1º dia
Nota do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça em razão do feminicídio da juíza de Direito Viviane Vieira do Amaral Arronenzi

Liberdade de Opinião: Alexandre Garcia analisa impacto da crise nas empresas aéreas

O Grande Debate: Governos deveriam reprimir aglomerações?

Seis motivos para conhecer as TVs QLED da TCL

Galaxy Note 20, novo Galaxy A com 5G e mais: 4 celulares da Samsung
