Conectado por

Nacional

Milionário Richard Branson planeja viagem ao espaço no dia 11 de julho

O multimilionário britânico Richard Branson planeja viajar ao espaço no próximo dia 11, a bordo de uma nave da Virgin Galactic, anunciou a empresa.

Branson chegaria ao espaço antes de Jeff Bezos, fundador da Amazon, o qual disse que viajaria em uma nave de sua empresa Blue Origin em 20 de julho.

“A janela para o próximo voo de teste da SpaceShipTwo Unity se abre no dia 11, à espera de verificações meteorológicas e técnicas”, informou a Virgin Galactic.

Mulher de 82 anos viajará com Jeff Bezos ao espaço em julho

A pioneira da aviação Wally Funk, de 82 anos, acompanhará o bilionário Jeff Bezos em 20 de julho no primeiro voo espacial tripulado da empresa Blue Origin, anunciou a empresa nesta quinta-feira (1º). 

A viagem chega com 60 anos de atraso para Funk, que foi uma das “Mercury 13”, as primeiras mulheres treinadas pela agência espacial norte-americana NASA para voar ao espaço entre 1960 e 1961, mas que foram excluídas por razões de gênero.

“Eles me disseram que eu fiz o melhor e mais rápido trabalho do que qualquer um dos homens”, disse Funk em um vídeo postado na conta de Bezos no Instagram por ocasião do anúncio.

“Eu disse que queria ser astronauta. Mas ninguém queria me levar. Não pensei que algum dia iria”, comentou.

“Ninguém esperou tanto tempo”, escreveu Bezos. “Bem-vinda à tripulação, Wally”.

Funk, que também foi a primeira mulher inspetora da agência de aviação dos Estados Unidos, a FAA, se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço quando viajar a bordo do veículo de lançamento New Shepard junto com Bezos e seu irmão Mark.

Ela também será acompanhada pelo vencedor, não identificado, de um leilão, que pagou US $ 28 milhões pelo assento. 

O lançamento está agendado para a data do 52º aniversário do pouso na Lua da missão Apollo  em 1969 por Neil Armstrong e Buzz Aldrin.

O foguete New Shepard da Blue Origin está programado para decolar de um deserto no oeste do Texas para uma viagem de 10 minutos, quatro dos quais os passageiros passarão acima da linha Karman, que internacionalmente marca o início do espaço, a 100 km da Terra.

Os passageiros poderão então flutuar sem gravidade por alguns minutos e observar a curvatura da Terra. 

O primeiro voo tripulado da Blue Origin acontece em um cenário de competição acirrada no campo da exploração espacial privada, incluindo a SpaceX de Elon Musk e a Virgin Galactic, fundada pelo bilionário britânico Richard Branson.

Fonte: O tempo

Mais notícias