Conectado por



Geral

Metaverso: mudança de nome visa antecipar tendência na internet


Compartilhe:

Publicado por

em

Nos próximos 10 anos, vamos deixar de usar a internet e passaremos a fazer parte dela. Foi com isso em mente que o Facebook decidiu mergulhar de cabeça no Metaverso. Até mesmo o nome da empresa mudou: agora é Meta, que, em grego, significa “além”.

De acordo com o dono da Meta, Mark Zuckerberg, até o começo da próxima década o Metaverso deve reunir 1 bilhão de usuários.

O pesquisador de Direito e Novas Tecnologias no ITS, Instituto Tecnologia e Sociedade, João Victor Archegas, detalha o que será esse novo ambiente virtual.

O novo nome só vale para a empresa. A rede social Facebook continua com este nome. A Meta também controla o Instagram e o WhatsApp.

A mudança ocorre em um momento desfavorável para o Facebook. Após o escândalo de manipulação eleitoral em 2016 e 2018, nos últimos meses, uma ex-funcionária vazou uma série de documentos internos e prestou depoimentos a parlamentares dos Estados Unidos e da União Europeia. De acordo com ela, a empresa mantém recursos que prejudicam a saúde mental dos usuários, porque privilegia o lucro. João Victor Archegas chama a atenção para esse contexto.

O Metaverso ainda promete mudar a nossa forma de trabalhar, fazer negociações e até mesmo ter controle sobre o direito autoral. Mas existe uma discussão mais urgente. É que o conjunto das cinco gigantes da tecnologia era conhecido pela sigla FAANG: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Com a mudança de nome do Facebook para Meta, os especialistas discutem como será a nova sigla.

A mais sugerida é MAANG, mantendo a ordem original. Mas já surgiu a ideia de chamar MANGA, em homenagem às histórias em quadrinhos japonesas. E até a de usar a sigla MAMATA, com a troca do N, da Netflix, pelo T, da Tesla Motors; e do G, do Google, pelo A, de Alphabet, que é a razão social da empresa.

*Com produção de Michelle Moreira

Pesquisa e Inovação Brasília 30/10/2021 – 15:45 Bianca Paiva/Edgard Matsuki Victor Ribeiro* – Repórter da Rádio Nacional Metaverso facebook sábado, 30 Outubro, 2021 – 15:45 3:14

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: