Conectado por



Geral

Mais de 11 mil brasileiros já foram repatriados por causa do coronavírus


Compartilhe:

Publicado por

em

Partiu de Honduras um dos mais recentes voos que trouxeram brasileiros repatriados de volta ao Brasil devido à pandemia do novo coronavírus. Em um voo fretado, o Itamaraty embarcou por lá 39 brasileiros, além de 10 uruguaios e cinco chilenos. Todos pousaram em São Paulo.

Quando ainda nem era pandemia, alguns brasileiros já enfrentavam dificuldades para retornar ao país: foi assim com os que estavam em Wuhan, na China, local onde surgiram as primeiras contaminações do coronavírus entre humanos. A Força Aérea Brasileira trouxe 34 brasileiros ao país, e ficaram isolados por 18 dias na base aérea de Anápolis, interior de Goiás.

De lá para cá, muitos voos passaram a ser cancelados, e a maior parte dos países adotou políticas de fechamento de fronteiras e espaços aéreos para conter o nível de contaminação. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, já foram mais de 11,8 mil brasileiros repatriados pelo Itamaraty, em voos fretados ou comerciais. Ainda faltam quase 6 mil, mas agora só é possível em voos fretados pelo governo brasileiro, o que o ministro considera um desafio.

O fretamento de voos e ônibus pelo Itamaraty foi responsável pela vinda de quase 2 mil pessoas, de acordo com o órgão, desde 25 de março até a noite dessa quarta-feira. Esse número inclui 59 pessoas trazidas do Peru em um voo da FAB.

Nessa quarta-feira, pousou em São Paulo o quinto voo fretado pelo Itamaraty. Ao todo, 127 brasileiros que não conseguiam voltar para casa, retidos no Egito, conseguiram pousar no Brasil.

Ernesto Araújo destacou que o ministério vai dar assistência e continuar em operação para trazer de volta os que ainda aguardam o retorno ao país. Segundo ele, Portugal concentra o maior número de brasileiros nessa espera. De lá, já foram repatriados mais de 6 mil cidadãos, e ainda faltam cerca de 1,3 mil.

Os brasileiros que desejam retornar ao país devem preencher um formulário online que o ministério disponibilizou no site ou nas redes sociais do Itamaraty. Assim, é possível manifestar o desejo e incluir dados de localização e contato.

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: