Geral
Justiça decide a favor da ativação de leitos ociosos no RJ para infectados por coronavírus
Publicado por
8 meses atrásem
O Ministério Público e a Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro obtiveram nova decisão favorável à ação civil para ativar todos os leitos ‘livres ociosos’ e ‘bloqueados ou impedidos’ existentes na rede pública da capital fluminense. A ação foi ajuizada no último dia 8 de maio e pede a liberação desses leitos para que sejam utilizados no combate à pandemia do novo coronavírus.
O MP fluminense e a Defensoria Pública afirmam que parte substancial dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva dos novos hospitais de campanha ainda não está efetivamente disponibilizada. E que, com o avanço acelerado da pandemia no município, há dias, centenas de usuários do Sistema Único de Saúde aguardam por atendimento hospitalar.
A decisão da 25ª Câmara Cível estende o prazo anterior para a execução das medidas, que era de 48 horas, para cinco dias, a contar da intimação dos governos estadual e municipal.A nova determinação foi dada em resposta ao recurso do governo do estado contra a decisão do Plantão Judicial da capital. Um recurso do município, nos mesmos moldes, também teve estendido o prazo para cumprimento das medidas.
Procurado, o governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde, informou que, ao todo, nas próximas semanas, o estado vai contar com 2 mil leitos em hospitais de campanha na capital, região metropolitana e interior. Até o momento, são 1.159 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid no território fluminense. A Secretaria ainda esclareceu que os leitos disponíveis na rede estão em unidades especializadas e que, portanto, não podem receber pacientes da Covid-19.
Já a Prefeitura do Rio informou que a Procuradoria Geral do município vai recorrer da decisão. A nota ressalta que o município vem cumprindo, diariamente, com o plano de abrir leitos, como previsto no Plano de Contingência para o novo noronavírus. E informa que, até o momento, a prefeitura já abriu 762 leitos exclusivos, desde o início da pandemia, e que vai abrir novos leitos nos próximos dias, com a chegada de 306 respiradores e outros insumos.
Fonte: Ag. Brasil


Dólar cai para R$ 5,31 com otimismo por posse de Biden
Entidades consideram acertada manutenção da Selic em 2% ao ano
Confira a programação da Rádio Justiça para esta quinta-feira (21)
Anvisa deve prestar informações sobre análise da vacina Sputnik V
Ajuizada ação contra lei de São Paulo que obriga fabricantes a recolherem pneus usados
FGTS poderá ser recolhido com Pix a partir de janeiro, anuncia Banco Central
Influenciadora digital e ex-miss Lauren Adana é presa na zona sul de São Paulo
Dicas para fazer compras mais rápido no supermercado
Alice Wegmann justifica presente dado ao jogador Marinho em amigo oculto
Ministério da Saúde rebate Pfizer sobre prazo para liberação de uso emergencial

Liberdade de Opinião: Alexandre Garcia analisa impacto da crise nas empresas aéreas

O Grande Debate: Governos deveriam reprimir aglomerações?

Seis motivos para conhecer as TVs QLED da TCL

Galaxy Note 20, novo Galaxy A com 5G e mais: 4 celulares da Samsung
