Conectado por
Rondônia, sábado, 07 de setembro de 2024.




Geral

Já ouviu falar sobre ‘Paineira’? Saiba mais sobre aárvore reconhecida como patrimônio histórico ambiental de Ariquemes


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma paineira, a chamada ‘árvore rosa’, conhecida pelas grandes dimensões, que podem chegar a 30 metros de altura, e por flores que encantam a paisagem onde ela é inserida, se tornou patrimônio histórico ambiental da cidade de Ariquemes (RO) a partir de um decreto municipal.

O documento proíbe o corte, retirada, derrubada ou remoção a fim de preservar a planta e o terreno onde ela fincou suas raízes. A árvore fica localizado na Avenida Capitão Silvio.

Segundo o pesquisador, botânico e professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Narcísio Bigio, a espécie da planta já foi identificada na região da Bolívia, Mato Grosso e recentemente em Rondônia, formando assim uma linha nessa região batizada como “Ceiba Camba”.

O botânico explica que a espécie se adapta muito bem com vegetação de florestas tropicais úmidas. Ela tem uma característica peculiar: quando acaba o período de chuva e o solo fica mais seco, elas perdem as folhas e começam a florescer, liberando finalmente os seus frutos.

A floração da Paineira acontece uma vez ao ano, entre março e junho, início do período de seca em Rondônia. Além das flores, a planta produz matérias-primas, como a paina, uma espécie de algodão que envolve as sementes e pode ser utilizado para isolamento acústico e como enchimento, travesseiros, almofadas, cobertores e colchões.

Espécies como a da Paineira não são comuns na região Norte, mas sim no Sul e Sudeste do Brasil. O professor diz que espécies como essas foram trazidas e preservadas por colonos de estados sulistas e, por lembrar muito da terra natal, elas foram mantidas e preservadas. “O estado, principalmente a região fora de Porto Velho foi muito colonizado por paranaenses, catarinenses, gaúchos; as pessoas que vieram começaram a cuidar dessa espécie, por lembrar também das suas regiões de origem, que influenciou também para que ela fosse preservada em Ariquemes”, explica.

Publicidade
QUEIMADAS - GOVERNO RO

Mais notícias

Compartilhe: