Conectado por



Geral

INSS: idosos acima de 80 anos podem fazer prova de vida em casa


Compartilhe:

Publicado por

em

Beneficiários do INSS com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos poderão realizar a prova de vida de casa, sem a necessidade de ir a uma agência da previdência social.

O requerimento que possibilita a comprovação de vida em domicílio pode ser feito por terceiros, por meio da Central 135 e pelo aplicativo Meu INSS; ou de outros canais disponibilizados pelo Instituto sem a exigência de cadastramento de procuração e comparecimento presencial.

Ricardo Brasileiro, chefe do Serviço de Gerenciamento de Manutenção de Direitos da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, esclarece alguns critérios para prova de vida a distância, como não ter procurador ou representante legal cadastrado.

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto, que pode ser o RG, a carteira de motorista ou a carteira de trabalho.

Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começou em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. Agora em julho devem comparecer os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho do ano passado. O cronograma segue até dezembro para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2021.

A exigência da prova de vida, que comprova que o beneficiário está vivo e evita fraudes e pagamentos indevidos, foi retomada em junho, após interrupção em março do ano passado por causa da pandemia. Durante esse período, os beneficiários não deixaram de receber os pagamentos.

* Com supervisão de Bianca Paiva.

Geral Quem tem dificuldade de locomoção também pode fazer requerimento Brasília Idosos acima de 80 anos podem agendar prova de vida em casa Senado aprova alternativas para prova de vida do INSS 06/07/2021 – 18:42 Bianca Paiva/ Renata Batista Luísa Câmara* – Estagiária da Rádio Nacional INSS prova de vida terça-feira, 6 Julho, 2021 – 18:42 2:37

Fonte: Ag. Brasil

Publicidade

Mais notícias

Compartilhe: